quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

As Vozes da Poesia

Por que "todo" poeta tem um quê de negrume e tristeza? Já me perguntei por diversas vezes o motivo das poesias mais significativas e tocantes serem regadas às tristezas e melancolia e, se não fossem feitas com tal ênfase não surtiriam o mesmo efeito.

Existem aqueles que apenas escrevem sem notar pelo estilo que estão seguindo, apenas deixando o Eu lírico falar, e quando percebem... Lá está a tal "deprê".

Mas podem levar em consideração que mesmo nesses casos, a verdade da poesia fala mais alto do que o autor quiz dizer. Nem sempre (e, na maioria dos casos), os relatos são vividos pelo escritor, são apenas imagens, fases, passos entre outros vistos por tal durante sua vida, então, a poesia por si só fala e toma o rumo que quer tomar, sem que tenhamos controle das palavras.

Escrevo por que gosto de escrever, não me importanto se soa triste ou alegre, se vai fazer chorar ou rir. Não quero de maneira alguma agradar a todos, e nem que fosse minha vontade conseguiria. Então vou colocando aqui a voz que a poesia sussura ao meu ouvido quando vem inesperada e me faz passar para o papel suas sandíces, eu tenho um contato magnífico com ela, somos amigas inseparáveis e por mais que não consiga relatar todas suas vozes pois as palavras são inexistentes, continuo me arriscando e escrevendo o que gosto.

Ora, isso é o que basta.

Leticia Duns

4 comentários:

Anônimo disse...

Isso é que é poesia, deixar fluir as palavras.

Poesia se faz mais bela se sentida, então deixemos o nosso eu-lírico falar, mesmo que digam que poesia lírica seja pobre e muitas vezes egoísta.

O lirismo é uma visão mais doce do mundo.

Bjos, Fernando

Leticia Duns disse...

Realmente é a visão mais doce, gosto disso, por mais que digam e repitam e rotulem, adoro escrever poesias, é a maneira mais nobre de demonstrar os sentimentos escritos !!!

Obrigado.

Bjs.

Natacia Araújo disse...

Com certeza, isso basta por si só.
Lindas palavras.
A poesia revigora até a falta de versos.
Perfeito!

Leticia Duns disse...

E como revigora !!! E olha que no meu caso as palavras querem sempre fugir... rsrsrsr